Lusoarenas passa a gerir a operação das infra-estruturas desportivas do Sport Lisboa e Benfica
02/11/2009
A gestão da operação do Estádio da Luz, Zonas Comerciais e Caixa Futebol Campus passa a ser efectuada pela Lusoarenas. Novo contrato permitirá ao Benfica reduzir os actuais custos com manutenção e operação.
Lisboa, 02 de Novembro de 2009 – A Lusoarenas, empresa portuguesa de desenvolvimento de uma nova geração de estádios de futebol, arenas multiusos e centros de convenções e exposições assinou com o Sport Lisboa e Benfica um contrato para a gestão da operação das suas infra-estruturas desportivas para os próximos dois anos.
O contrato agora assinado permitirá ao Sport Lisboa Benfica reduzir os actuais custos de manutenção, através da alteração dos métodos e procedimentos de manutenção actualmente utilizados. Ao nível da gestão a Lusorenas irá introduzir uma nova metodologia centrada na manutenção preventiva, que permitirá reduzir custos e aumentar a disponibilidade dos equipamentos através da detecção precoce de anomalias.
"O nosso principal objectivo é ser um verdadeiro parceiro do Clube, disponibilizando toda a nossa experiência, assim como a dos nossos associados exclusivos para Portugal e Brasil, como são os casos da Global Spectrum e da Stadium Capital Financing Group, de forma a assegurar que o Clube toma as opções mais vantajosas na gestão e optimização das suas infra-estruturas," disse Marco António Herling, Vice-Presidente da Lusoarenas.
"Não pretendemos ficar por aqui, vamos demonstrar aos responsáveis do Benfica a nossa capacidade e, a seu tempo, avançaremos com novas propostas que seguramente permitirão reduzir ainda mais os custos e aumentar as receitas do clube. Sempre trabalhamos com o objectivo de conseguir que as infra-estruturas desportivas se transformem numa verdadeira mais valia, numa fonte de receita significativa e permanente para os Clubes e numa boa plataforma de promoção para as empresas que a eles se associem," acrescentou Marco Herling.
"No Benfica estamos constantemente à procura de novas soluções e novas parcerias que melhorem a nossa capacidade, reduzam os nossos custos operacionais e aumentem as nossas receitas. As soluções apresentadas pela Lusoarenas enquadram-se nesses objectivos,” afirmou Domingos Soares Oliveira, administrador da SAD do Benfica.
Sobre os associados exclusivos da Lusoarenas para Portugal.
A Lusoarenas desenvolveu parcerias estratégicas exclusivas para Portugal e para o Brasil com duas empresas de referência mundial, a Stadium Capital Financing Group, detida maioritariamente pela Morgan Stanley Principal Investments, para a estruturação e solução financeira de projectos e a Global Spectrum, para a área de operação das infra-estruturas. Estas são as empresas com melhores credenciais nas suas áreas específicas.
Global Spectrum
A Global Spectrum empresa do Grupo Comcast-Spectacor, pertence ao universo do gigante das telecomunicações Comcast. A empresa é hoje a líder mundial na operação de instalações para o grande público, e a que mais cresce no Mundo. Explora directamente 72 complexos, entre os quais 10 estádios, 21 centros de convenções e exposições e 33 arenas multiusos. A título de exemplo, em 2007 nas infra-estruturas geridas pela Global Spectrum organizaram-se 7.147 eventos, assistidos por 16,4 milhões de pessoas e com uma venda de bilhetes que superou os 379 milhões de dólares.
Uma enorme evidência do sucesso deste parceiro exclusivo da Lusoarenas é o facto de a Global Spectrum ter sido recentemente seleccionada para integrar o consórcio que está a projectar, financiar, construir e operar durante 25 anos o complexo desportivo de Singapura em regime de parceria público privada. O projecto, designado de “Premier Park” é considerado o maior do mundo, um projecto avaliado em 1,200 milhões de dólares que ocupará uma área de 35 hectares e que integra, entre outros equipamentos, um estádio olímpico multiusos com capacidade para 55,000 pessoas.
A rentabilização das infra-estruturas desportivas tem sido conseguido com muito sucesso nos Estados Unidos da América, um dos muitos exemplos de sucesso dos modelos de operação de estádios da Global Spectrum é o complexo desportivo dos Flyers de Filadélfia que é visitado por mais de um milhão de pessoas por ano, oferecendo variadas actividades de entretenimento e desporto às famílias.
Stadium Capital Financing Group
A Stadium Capital Financing Group é uma empresa controlada maioritariamente pelo Morgan Stanley Principal Investments, que através das suas inovadoras metodologias de financiamento se dedica a fomentar infra-estruturas desportivas e de entretenimento, transformando o mercado de propriedades com uma fantástica solução financeira que oferece boa estabilidade a longo prazo. O programa de propriedade da Stadium Capital Financing Group preenche a necessidade do mercado em encontrar soluções de financiamento alternativas, sem a necessidade de emitir divida.
Sobre a Lusoarenas
Lusoarenas, Desenvolvimento de Empreendimentos e Concessões S.A., é uma empresa promotora de uma nova geração de projectos em Portugal e no Brasil: Arenas Multiusos, Centros de Convenções e Exposições e Estádios de Futebol.
Os actuais projectos da empresa estão localizados no Brasil, nos estados de São Paulo, onde é já o parceiro do Corinthians para a gestão de Estádios; no Rio de Janeiro, em Salvador e Recife. Portugal também é mercado alvo da Lusorenas, aqui a empresa propõe-se alterar a forma como os estádios de futebol são hoje rentabilizados.
Arquivo de Notícias