23/11/2009
O novo projeto vai trazer para a Bahia uma infra-estrutura esportiva ao nível do que melhor tem no mundo e em uma localização que oferece a melhor facilidade de acesso.
Esport Clube Bahia e Esport Clube Vitória aderem à modernidade e decidem partilhar o mesmo estádio.
Salvador, 23 de Novembro de 2009 - A Lusoarenas, com o apoio dos clubes Esport Clube Bahia e Esport Clube Vitória, irá desenvolver em Salvador uma moderna arena esportiva para, inicialmente, 35 mil espetadores mas com possibilidades de expansão para uma capacidade total de até 45 mil pessoas. A construção está prevista se iniciar no segundo semestre de 2010, a Arena Salvador tem previsão de inauguração para Janeiro de 2013. Os clubes Bahia e Vitória passarão a efectuar seus jogos de mando de campo na nova Arena Salvador. Após 30 anos da inauguração do Estádio a sua propriedade será transferida para os clubes.
O projeto foi hoje apresentado formalmente em Salvador pelos representantes dos clubes Bahia e Vitória ao governador do Estado e aos seus secretários. A Arena Salvador ficará localizada em um terreno de aproximadamente 800 mil metros quadrados, próximo ao bairro de Itinga, em Lauro de Freitas.
O empreendimento está a 6 quilômetros do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães e próximo à Rodovia BA-093, cujo edital de duplicação da pista já foi lançado pelo governo estadual, em uma área-limítrofe entre a capital baiana e o município de Lauro de Freitas. O acesso direto, utilizando vias expressas, como a Luiz Viana Filho (Paralalela) e a BA-093, que dá acesso ao município vizinho de Camaçari, garante uma comodidade e celeridade jamais vista em qualquer praça esportiva do Estado, oferecendo várias opções ao público para chegar na Arena Salvador.
"O povo baiano terá à disposição um estádio de primeiro mundo que atenderá aos exigentes padrões da FIFA e será condizente com o padrão de qualidade adoptado pela Lusoarenas, que será a responsável pela gestão das infra-estruturas esportivas privilegiando a segurança e o conforto dos torcedores, e permitindo o retorno das famílias ao espetáculo do Futebol", declara Marco Antônio Herling, Vice-presidente da Lusoarenas.
Com a cobertura abrangendo 65% de sua capacidade total, seus lugares VIP todos localizados na sombra e distribuídos em 120 camarotes e 5.000 Cadeiras Especiais, e estacionamento no complexo com capacidade para 8.000 automóveis e 3.000 onibus, a Arena Salvador será gerida pela Lusoarenas, assegurando permanentes condições de conforto e segurança ao público em geral e aos atletas, para todos os jogos oficiais e amistosos dos clubes profissionais que detiverem o mando de campo.
Os projetos de Arquitetura e Engenharia estão a cargo das maiores empresas do mundo do segmento, o que garantirá a alta qualidade e rapidez na execução do projeto.
No projeto está prevista a acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais, que terão direito a qualquer nível de ingresso, sendo que o projeto terá certificação LEED, e atingirá os mais altos padrões de sustentabilidade na área. A iluminação será própria para transmissões de HDTV com o mínimo de 2.500 lux de iluminamento.
A Lusoarenas será responsável pela definição do projeto de construção, na estruturação e obtenção da solução financeira assim como pela operação e gestão comercial da Arena Salvador. Para as atividades de operação das infra-estruturas a Lusoarenas tem uma parceria estratégica exclusiva para Portugal e para o Brasil com a Global Spectrum, uma empresa pertença da Comcast-Spectacor, do universo do gigante das telecomunicações Comcast, hoje a operadora de instalações para grande público que mais cresce no Mundo. Esta explora directamente 72 complexos, entre os quais 10 estádios, 21 centros de convenções e exposições e 33 arenas multiusos. Nas infra-estruturas geridas pela Global Spectrum organizaram-se cerca de 7.500 eventos, assistidos por 17 milhões de pessoas e com uma venda de bilhetes que superou os 500 milhões de dólares por ano.
Entretenimento em Salvador
O Complexo resultante da Arena Salvador é um empreendimento dinâmico e vivo e que será um grande legado para a população, aliando segurança e conforto, tornando-se um centro cívico da Região Metropolitana de Salvador, onde toda a população irá se encontrar.
Para liderar o projeto na área de show business foi escolhido o grupo que administra os negócios da banda Asa de Águia, do cantor Durval Lelys.
"Finalmente a Bahia vai ganhar um espaço de qualidade e estrutura para realizar megashows. Isso só vai contribuir para o crescimento da nossa cultura e uma captação maior de divisas para nosso estado", comemorou Ricardo Lelys, o manager do Grupo Asa de Águia.
Um anfiteatro com capacidade para 50 mil pessoas será construído e vai abrigar shows nacionais e internacionais de grande porte. Também um ginásio multiuso, com capacidade para 5 mil lugares com configuração para jogos e 8 mil lugares para eventos musicais mais intimistas, além de um Centro de Convenções para 3.500 pessoas.
Pelo tamanho total da área de aproximadamente 800 mil metros quadrados, outros empreendimentos podem ser desenvolvidos no local, como hotelaria, área comercial, shopping de lazer e compras. Enfim, a Arena Salvador promete melhorar a vida do povo baiano, que finalmente terá à disposição um local de entretenimento esportivo e cultural.
Parte dos resultados obtidos com este projeto será destinado à inserção social de crianças carentes através do Futebol.
Sobre a Lusoarenas
Lusoarenas, Desenvolvimento de Empreendimentos e Concessões S.A., é uma empresa promotora de uma nova geração de projectos em Portugal e no Brasil: Arenas Multiusos, Centros de Convenções e Exposições e Estádios de Futebol.
Os actuais projectos da empresa estão localizados no Brasil, nos estados de São Paulo, onde é já o parceiro do Corinthians para a gestão de Estádios; no Rio de Janeiro, em Salvador e Recife. Em Portugal, a Lusorenas é o gestor das infra-estruturas desportivas do Sport Lisboa e Benfica, aqui a empresa propõe-se alterar a forma como os estádios de futebol são hoje rentabilizados.
A Lusoarenas desenvolveu parcerias estratégicas exclusivas para Portugal e para o Brasil com duas empresas de referência mundial, a Stadium Capital Financing Group, detida maioritariamente pela Morgan Stanley Principal Investments, para a estruturação e solução financeira de projectos e a Global Spectrum, para a área de operação das infra-estruturas. Estas são as empresas com melhores credenciais nas suas áreas específicas.
Arquivo de Notícias