Soon Online
 
Lusoarenas -  Desenvolvimento, desde os primeiros estudos de mercado até à gestão global e permanente das suas infra-estruturas desportivas e de lazer.    Lusoarenas -  Melhores resultados desportivos, concentre os seus esforços na gestão da equipa desportiva e deixe as infra-estruturas serem geridas pelos melhores profissionais do sector.
Notícias
Lusoarenas apostada em colocar Natal na rota da Copa do Mundo de 2014
COMUNICADO - 27/01/2009
Novo projecto pretende-se seja requalificador, estruturante para a cidade e economicamente auto sustentável a longo prazo.
O Estádio das Dunas prevê um investimento de 300 milhões de reais (100 milhões de euros) suportado por uma PPP.


Natal, 27 de Janeiro de 2009 – O Governo do Estado do Rio Grande do Norte confirma o seu apoio a uma parceira público-privada (PPP) com um grupo que integra também a Lusoarenas para desenvolver um projeto que, caso seja aceite pela FIFA, além de possibilitar a construção de um moderno Estádio de Futebol adequado a sedear jogos do Mundial de 2014, e que será chamado de Estádio das Dunas, permitirá ainda reestruturar, reabilitar e requalificar uma área localizada em um ponto central da cidade de Natal.

"Colocar Natal na rota da Copa do Mundo e assim ter a possibilidade de executar esse projeto reestruturante é uma oportunidade ímpar que nós não podemos deixar fugir," afirmou Fernando Fernandes, Secretário do Turismo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. "Além de atrair turismo e receita para a Região, permitindo reforçar a forte vocação turística da cidade de Natal, já hoje equipada por uma óptima rede hoteleira, esse projeto vem ainda permitir remodelar toda uma área com características excepcionais, e é precisamente esse o grande legado que a Copa do Mundo irá deixar à Cidade," acrescentou Fernando Fernandes.

Neste projeto, a Lusoarenas, empresa portuguesa de desenvolvimento de uma nova geração de Estádios de futebol, Arenas multiusos e Centros de convenções e exposições será responsável por participar, em conjunto com os demais parceiros privados, na estruturação da solução financeira, ocupar-se-á ainda da Operação e Exploração do Complexo.

"É gratificante verificar que a qualidade das soluções que temos encontrado e proposto está a ser reconhecida," disse António Espírito Santo Bustorff, Presidente da Lusoarenas. "Queremos ser parceiros de Governos e Clubes, disponibilizando toda a nossa experiência, assim como a dos nossos associados exclusivos para o Brasil, de forma a assegurar que são tomadas as opções mais vantajosas nos projetos, nas escolhas das soluções financeiras, na eleição das construtoras, assim como na futura gestão das infraestruturas," acrescentou o responsável.

Além da Lusoarenas, o grupo de empresas que manifestou seu firme interesse em participar depois de analisar a solução proposta integra ainda a Valora, empresa brasileira líder na estruturação de soluções PPP e as construtoras Serveng-Civilsan do Brasil e Bouyges da França. O projecto de arquitetura será executado pelo escritório brasileiro Coutinho, Diegues e Cordeiro Arquitetos em conjunto com a HOK SVE, Inglaterra, responsável, dentre outros, pelos estádios de Wembley, Emirates (Arsenal), na Inglaterra e Olímpico de Sidney, na Austrália.

"Está aqui reunido um grupo formidável que com certeza desenvolverá um grande trabalho para a cidade de Natal. Esse é o objetivo maior da Lusoarenas, sempre nos propomos a encontrar a melhor solução para cada cidade, para cada projecto, pois acreditamos que cada uma tem distintas formas de evolução, não existindo uma solução igual para todas," afirmou Marco Herling, Vice-Presidente da Lusoarenas.

"A nossa vasta experiência na estruturação de parcerias publico privadas entende que este projecto de Estádio associado a uma área de negócios criada para empreendimentos privados e que inclui Centro de Convenções, Hotéis, Edifícios de escritórios, Edifícios residenciais e Shopping center, será um grande legado para uma cidade incontornável na rota turística do Brasil," afirma Renato Sucupira, Director da Valora.

Sobre os associados exclusivos da Lusoarenas para o Brasil
A Lusoarenas desenvolveu parcerias estratégicas exclusivas para o Brasil com duas empresas de referencia mundial, a Stadium Capital Financing Group, detida maioritariamente pela Morgan Stanley Principal Investments, para a estruturação e solução financeira de projectos e a Global Spectrum, para a área de operação das infra-estruturas. Estas são as empresas com melhores credenciais nas suas áreas específicas.

  • Global Spectrum
    A Global Spectrum pertence à Comcast-Spectacor, do universo do gigante das telecomunicações Comcast. A empresa é hoje a operadora de instalações para o grande público que mais cresce no Mundo. Explora directamente 72 complexos, entre os quais 10 estádios, 21 centros de convenções e exposições e 33 arenas multiusos. Em 2007, nas infra-estruturas geridas pela Global Spectrum organizaram-se 7.147 eventos, assistidos por 16,4 milhões de pessoas e com uma venda de bilhetes que superou os 379 milhões de dólares.

    Uma enorme evidência do sucesso desse parceiro exclusivo da Lusoarenas é o facto de ter a Global Spectrum sido recentemente seleccionada para integrar o consórcio que irá projectar, financiar, construir e operar durante 25 anos o complexo desportivo de Singapura em regime de parceria público privada. O projecto, designado de “Premier Park” é considerado o maior do mundo, um projecto avaliado em 1,2 Bilhões de dólares que ocupará uma área de 35 hectares e que integra, entre outros equipamentos, um estádio olímpico multiusos com capacidade para 55,000 pessoas.

    A rentabilização das infra-estruturas desportivas tem sido conseguido com muito sucesso nos Estados Unidos da América, um dos muitos exemplos de sucesso dos modelos de operação de estádios da Global Spectrum é o complexo desportivo dos Flyers de Filadélfia que é visitado por mais de um milhão de pessoas por ano, oferecendo variadas actividades de entretenimento e desporto às famílias.


  • Stadium Capital Financing Group
    A Stadium Capital Financing Group é uma empresa controlada maioritariamente pelo Morgan Stanley Principal Investments, que através das suas inovadoras metodologias de financiamento se dedica a fomentar infra-estruturas desportivas e de entretenimento, transformando o mercado de propriedades com uma fantástica solução financeira que oferece boa estabilidade a longo prazo. O programa de propriedade da Stadium Capital Financing Group preenche a necessidade do mercado em encontrar soluções de financiamento alternativas, sem a necessidade de emitir divida.


Sobre a Lusoarenas
Lusoarenas, Desenvolvimento de Empreendimentos e Concessões S.A., é uma empresa promotora de uma nova geração de projetos em Portugal e no Brasil: Arenas Multiusos, Centros de Convenções e Exposições e Estádios de Futebol.

Para mais informação, por favor visitar www.lusoarenas.com


Arquivo de Notícias
última actualização: 14-12-2011
© 2008 Lusoarenas