CHICAGO, 03 de Setembro de 2007
A Stadium Capital Financing Group, empresa norte-americana do grupo Morgan Stanley Principal Investments e a Lusoarenas, empresa portuguesa de desenvolvimento de uma nova geração de Estádios de Futebol, Arenas Multiusos e Centros de Convenções e Exposições, acabam de firmar uma parceria para administrar projetos no Brasil - com vistas à Copa do Mundo de 2014 - e em Portugal.
A Lusoarenas estuda a viabilidade de 15 projetos no Brasil, dos quais já desenvolve atualmente seis, sendo que o mais adiantado é a construção de um estádio e um centro de convenções em Salvador. A empresa também já manifestou ao Governador do Rio o interesse em estudar uma possível parceria para o Maracanã."
No âmbito desta parceria, os métodos de financiamento da Stadium Capital serão utilizadas para fomentar as infra-estruturas desportivas e de entretenimento promovidas pela Lusoarenas.
"A nossa aliança irá solucionar o maior problema para o desenvolvimento de novos estádios: o financiamento. Clubes e torcedores no Brasil irão se beneficiar de uma fantástica solução financeira que oferece boa estabilidade a longo prazo”, disse Antonio Bustorff, presidente da Lusoarenas.
Este novo método financeiro, designado por "Equity Seat Right TM" (ESR) – já utilizado nos Estados Unidos e Inglaterra - tem potencial para revolucionar a forma como os estádios são financiados, retirando dos contribuintes o peso de ter de subsidiar direta ou indiretamente os clubes.
A metodologia ESR permite à Lusoarenas levantar um capital financeiro significativo sem incorrer em dívida ou afetar a propriedade O ESR oferece proteção de longo prazo contra o aumento dos preços dos ingressos e garante acesso aos melhores lugares.
"Empresas promotoras como a Lusoarenas estão entusiasmadas por poderem ter acesso a capital financeiro sem terem de recorrer à tradicional emissão de dívida. Esta é uma tremenda oportunidade, possível devido à melhoria das situações econômicas de Portugal e do Brasil", declarou Lou Weisbach, CEO da Stadium Capital.
"Estamos encantados com a possibilidade de podermos aplicar no Brasil estes conceitos de financiamento únicos desenvolvidos pela Stadium Capital Financing Group, assim como nos futuros projetos que identificamos em Portugal", disse Marco Herling, Vice-Presidente da Lusoarenas.
Apesar de ter inicialmente centrado a sua atividade em projetos na América do Norte, hoje a Stadium Capital está já em conversações com vários clubes de futebol europeus. A nova parceria com a Lusoarenas é um elemento chave para a expansão internacional da Stadium Capital.
O programa da Stadium Capital preenche a necessidade do mercado em encontrar soluções de financiamento alternativas, sem a necessidade de emitir divida. É fantástico para a Morgan Stanley possuir em exclusividade esta técnica de transformação do mercado de propriedade”, disse Don Cornwell, Director Executivo da Divisão de Banca de Investimento da Morgan Stanley.
Sobre a Stadium Capital Financing Group
A Stadium Capital Financing Group ("SCFG"), sediada em Chicago, estado do Ilinois, oferece serviços ‘chave-na-mão’, incluindo aconselhamento financeiro, pacotes financeiros para aquisições, marketing desportivo, comunicação e serviços legais, assim como análise fiscal e contabilística. A Morgan Stanley adquiriu uma participação de controle na Stadium Capital em Maio de 2007.
Para mais informação, entre em
www.seatrights.com
Sobre a Lusoarenas
Lusoarenas, Desenvolvimento de Empreendimentos e Concessões S.A., é uma empresa promotora de uma nova geração de projectos em Portugal e no Brasil: Arenas Multiusos, Centros de Convenções e Exposições e Estádios de Futebol.
Para mais informação, por favor visitar www.lusoarenas.com
Arquivo de Notícias